10 de março de 2013

O mundo mágico de Oz

Imagem da capa de 1900


Livro: O mágico de Oz (The Wonderful Wizard of Oz) é um livro muito antigo, mais precisamente de 1900. Foi escrito pelo americano L. Frank Baum, que nasceu em 1856 na cidade de Chittenango, Nova Iorque. A edição que eu li para fazer essa resenha foi a do ‘Penguin Popular Classics’ (imagem da capa de 1900 acima).

A história nada mais é do que um conto para crianças, que tem lá seu quê de ensinamento para nós adultos. Uma menininha chamada Dorothy mora no estado de Kansas, nos EUA, com seus tios e seu cãozinho Totó. Sua vida é bem calma, até que um tornado a leva (juntamente com sua casa e Totó) para os confins da terra de Oz. O Mundo de Oz é uma terra mágica localizada em algum lugar qualquer e rodeada por um deserto. Ela é dividida em cinco países: os do norte e do sul, onde reinam bruxas boas, os países do leste e oeste, onde reinam bruxas más, e um país bem no centro, cujo comandante é o Poderoso Mágico de Oz. Isso muda quando a casa de Dorothy cai sobre a Bruxa Má do Leste, matando-a instantaneamente. Os moradores daquele país logo ficam muito gratos a ela, pois a bruxa os havia escravizado. Eles acham que Dorothy era uma grande bruxa, por ter matado sua escravizadora.

Dorothy ficou muito confusa com tudo aquilo, e só desejava voltar para casa, mas os moradores daquele lugar não podiam ajudá-la, muito menos a Bruxa do Norte, que havia ido até ali a chamado dos moradores. Então, ela é instruída a seguir a estrada com pavimentos amarelos até a cidade onde se encontra Oz, que lá possivelmente ele poderia ajudá-la. Não vendo outra opção, Dorothy começa sua jornada rumo à cidade de Oz.

Ao longo do caminho, ela encontra três novos companheiros, que também têm seus próprios pedidos a fazer para o poderoso Oz. Seus companheiros são: o Espantalho (Scarecrow), que é ajudado por Dorothy e deseja que Oz lhe conceda um cérebro, pois ele é feito de enchimento apenas, não podendo assim pensar como alguém de carne e osso; o Homem de lata (Tin Woodman), que é um lenhador feito completamente de lata, e que deseja ter para si um coração, pois, por ser de lata, ele não tem sentimentos; e o Leão Covarde (Cowardly Lion), que deseja não mais ser covarde, e sim o Rei dos Animais. Todos eles têm características que serão importantes para que eles cheguem até a cidade de Oz, a Cidade Esmeralda. Nossos amigos finalmente chegam à Cidade Esmeralda e conversam com Oz e...bem, não vou descrever todas as aventuras deles aqui, pois tomaria muito o tempo de vocês, e acho mais interessante lerem o livro, o que é muito rápido e fácil de ser feito.

O livro foi transformado em filme em 1939, sendo estrelado por Judy Garland; também se tornou um musical, obtendo sucesso nas duas versões, o que ajudou em muito a fazer com que essa fosse uma história inesquecível na memória das pessoas ao longo do tempo.

Curiosidades

- A música ‘Somewhere over the rainbow’ faz parte das versões para teatro e cinematográfica do livro.


- A peça está em cartaz  em São Paulo, no teatro Alfa, tendo Heloisa Périssé como a Bruxa Má do Oeste. (mais informações, clique aqui)

- Há um novo filme sobre o famoso Mágico de Oz (mas o filme não é sobre a história que se passa no livro, a qual é mais focada em Dorothy e seus amigos), sobre como ele chegou àquele país, e como se transformou no Grande e Poderoso Oz: