12 de agosto de 2012

Leitura nada tranquila


Livro: "Keep the aspidistra flying" (1938), de George Orwell. Lançado pela editora Itatiaia sob o nome "Mantenha o sistema" (2000) e pela Companhia das Letras sob o nome "A flor da Inglaterra" (2007).

     Essa postagem está inaugurando uma nova ramificação das postagens do Mínima Ideia: Resenhas e dicas de livros para o nosso leitor que, provavelmente, lê muitas outras coisas além de nossos contos e poemas. E, se não lê, por que não começar por esse livro?

     ...

     Na verdade, é melhor não começar com esse livro. Se você quer uma leitura tranquila para pegar no tranco, O pequeno príncipe é sempre uma boa pedida. George Orwell de modo algum pode ser considerado "leitura tranquila".
     Em geral, as pessoas conhecem George Orwell por 1984 e A revolução dos bichos, ambos livros que quase todo mundo já ouviu falar (o segundo sendo lido na escola pela maioria das pessoas, também). Mantenha o sistema, ou como se intitula sua tradução mais recente, A flor da Inglaterra, continua a jornada do escritor de mostrar uma verdade político-social escondida para as pessoas. No entanto, esse livro também revela muito da vida do próprio Orwell pelo personagem principal, Gordon Comstock.
     O protagonista do livro, por toda a história, é o inimigo número um do dinheiro, o vil metal (outra tradução desse livro leva esse nome) que, para ele, estraga todas as relações afetivas possíveis entre pessoas. Trabalhador irrisório de uma biblioteca circulante (assim como Orwell foi), Comstock é do tipo que trabalha em um emprego desprezível só para ter dinheiro o bastante para conseguir viver por mais um dia, e ainda assim gasta uma boa parte da renda insignificante em cigarros. Tem sonhos de grandeza com sua produção poética, mas se frustra constantemente, alegando até que o dinheiro é quem escreve livros. Enquanto em O pequeno príncipe você teria que se preocupar com as lições de moral universais que o principezinho passa pelos planetas que visita, no livro de Orwell a preocupação é praticamente a narradora: Comstock está sempre preocupado. Sempre. As preocupações, que de primeira parecem irrelevantes, tomam proporções homéricas quando você nota que o protagonista nunca vai sair desse beco sem saída. A falta de dinheiro permeia o livro de tal modo que você acaba empobrecendo com ele, mas adquire uma riqueza literária sem igual.
     Mantenha o sistema é uma autobiografia distorcida de Orwell que mostra muito da repulsa que o inglês sempre teve pelos holofotes do sucesso e pelo brilho do dinheiro e que, também de modo distorcido, tem o mesmo final conformista de 1984 e A revolução dos bichos, o que traz ainda mais coesão à obra de Orwell.
     Ei, estraguei alguma surpresa? Nunca leu A revolução dos bichos? Nem 1984? De verdade, se você quiser eu até te empresto.

Outras informações: O livro ganhou em 1998 uma versão cinematográfica chamada "A merry war" ou "Keep the aspidistra flying", que conta com Helena Bonham Carter (série Harry Potter, Clube da Luta) no elenco. Nunca foi lançado no Brasil, devido ao parco sucesso do livro. O que é uma pena, convenhamos.

Nenhum comentário: