24 de fevereiro de 2013

Mínima Resenha - Quase famosos


Olá, galerinha! \o/

Gostaria de apresentar a vocês uma nova sessão do nosso querido Mínima Ideia. Nosso blog está passando por algumas mudanças e, agora, além dos poemas, contos e textos reflexivos temos textos dedicados a notícias e atualidades.
Hoje faço nossa segunda postagem da sessão sobre cinema, rebatizando o Mínimo Filme, agora chamado " Mínima Resenha ". 
Os filmes poderão se qualificar em cinco níveis diferentes, recebendo nossas claquetes de bronze, prata, ouro, platina e diamante, sendo essas duas últimas categorias pra filmes realmente excelentes.
As postagens virão com sugestões e links para o download dos filmes, assim facilita a vida da galera que se interessar mas ainda não assistiu o filme comentado.
'Bora fazer aquela pipoca campeã?

Atenciosamente,
seu amigo Wolf.



Filme: Quase Famosos (2000), escrito e diridigo por Cameron Crowe e estrelando Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson , Jason Lee , Patrick Fugit, Zooey Deschanel.

Sinopse: Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.



Astros do Rock Sequestraram meu filho!

Willian Miller (Patrick Fugit) tem uma mãe peculiar. Elaine (Frances McDormand) é uma professora universitária que faz o possível pra educar seus filhos de uma forma que os mantenha longe das influências da mídia e principalmente do alcance das drogas. A irmã mais velha de Willian, Anita Miller (Zooey Deschanel), cansada das regras e das atitudes da mãe, decide se libertar e começa a trabalhar como aeromoça, mas não sem antes deixar um presentão para seu caçula: Sua coleção de discos.
Com direito a volumes clássicos dos Beach Boys, Rolling Stones, Led Zeppeling, Jimmy Hendrix, The Who e outros grandes nomes do Rock além de um bilhete. Estava começando aí o que viria a ser um caso de amor entre um adolescente e a música de seu tempo.
Alguns fatores da educação diferenciada que Will recebeu de sua mãe contribuíram pra que ele se tornasse um adolescente com uma inteligência bem acima da média, o que faz com que um garoto de apenas 15 anos chegue bem adiantado ao ano de sua formatura.
Tudo isso e um encontro com Lester Bangs, um icônico crítico de rock da época, contribuíram para que Will começasse a escrever seus artigos sobre bandas, o que nos leva ao seu encontro com a banda Stillwater, e a proposta do editor Ben Fong Torres, responsável pela revista Rolling Stone, a respeito de um artigo sobre a banda. Conforme tudo vai acontecendo, Elaine afrouxa um pouco suas rédeas para que Will não fuja dela como Anita fugiu, e o jovem tem sua grande chance de fazer algo muito maior do que havia sonhado durante toda sua pré-adolescência: Ser parte da História do Rock.
Conselho de Anita para Willian. Você tem a mínima ideia se isso funciona ?!
Eu só tenho olhos para Penny Lane.

Penny Lane - Kate Hudson


Um assunto polêmico dentro do mundo do Rock é a relação das bandas com as suas groupies*. Em Quase Famosos temos uma outra versão de todo esse universo, através dos olhos das moças que se intitulam "Ajudantes de Banda", entre elas a excelentíssima Penny Lane (Kate Hudson). Penny, acompanhada das demais moças, viaja junto com o Stillwater afim de dar uma certa "ajuda" aos músicos, e é com elas que Willian passa a maior parte do tempo que viaja com a banda, o que faz com que o encanto da moça se torne uma grave distração para o rapaz, cada vez mais imerso no mundo dos rockstars. Penny é apaixonada por Russel, o grande ícone da banda, mas mantém com ele uma relação secreta, já que existe uma namorada aguardando o músico em casa.
Com cachos abundantes e dourados, olhos que chegam a bambear as pernas de quem quer e os encare, e completamente envolvente, Penny Lane é sem dúvida uma garota que merece algumas canções sobre sua beleza.
Uma curiosidade sobre o papel é que o mesmo foi inspirado na famosa Bebe Buell, famosa groupie que namorou vários astros da música, inclusive Steven Tyler, com quem teve uma filha, a belíssima Liv Tyler.

Bebe Buell e Kate Hudson


Cameron Crowe, um cara dentro do Rock.

O que torna o filme ainda mais fantástico é o seguinte fato: ele aconteceu. A história toda foi inspirada na adolescência do diretor, que viajou junto com Led Zeppelin, Allman Brothers, Lynyrd Skynard, The Eagles e The Who, vivendo momentos que são retratados no filme, como por exemplo a cena em que Russel está bem louco de ácido e diz a frase: 
-Eu sou um deus dourado! - Antes de se jogar de um telhado para dentro de uma piscina. Na vida real essa frase foi dita por ninguém menos que Robert Plant, que na mesma situação de Russel decidiu dar um mergulho. Outra cena com curiosidades é a da turbulência no avião da banda. Russel intencionalmente canta a música Peggy Sue do cantor Buddy Holly. Holly morreu em fevereiro de 1959, em um acidente aéreo.
Dois personagens do filme que também existem na vida real são Ben Fong Torres, famoso editor da Rolling Stone e o crítico de rock Lester Bangs.
Cameron foi mesmo apaixonado por uma das groupies que viajaram com as bandas, assim como seu alter-ego Willian.

Tiny Dancer e a beleza do filme.

O que diferencia Quase Famosos de muitos filmes sobre Rock é a sua leveza. Sem trazer drogas pesadas, cenas de sexo ou de violência, o roteiro encanta e te coloca dentro do sonho de muitos fãs do estilo musical.
Cheio de frases inspiradoras e momentos tocantes pra agradar diversos públicos, o filme é do tipo que te faz querer acompanhar mais a respeito dos assuntos que ele aborda.
Um dos momentos mais tocantes da obra é quando a banda está viajando após a noite de loucura de Russel, que antes teve momentos difíceis com a banda por causa de uma das discussões do enredo. Um clima de tensão simplesmente murcha e depois desaparece enquanto todos os que estão no ônibus começam a cantar Tiny Dancer (Sir Elthon John).



Sou suspeito para dar uma qualificação para o filme porque nutro diversos sentimentos por vários elementos da obra. O amor pela música, as belezas triviais, os momentos decisivos... Um filme que foge da tendência e se desvencilha da fabricação hollywoodiana para trazer ao público uma verdadeira obra da sétima arte. Não é por menos que o filme ganhou o Oscar como melhor roteiro original. Descobrir que alguém realmente viveu tudo isso ao lados dos heróis de uma das melhores gerações do rock me faz sentir uma pontinha de inveja. Deixo aqui a claquete de platina para o filme Quase Famosos, que em matéria de qualidade não tem nada de quase.



Links:

Por não se tratar de um lançamento, receio que o download não vá ser assim tão rápido, mas asseguro de que a espera vale totalmente a pena.
Almost famous: Clique aqui
Legenda: Clique aqui

Tutorial de como usar o torrent:
Pra você que nunca usou torrent ou que tem um pouquinho de dificuldade com o esquema todo, vai aqui um tutorial do Youtube pra te dar uma forcinha (Tem uns macetes pra deixar o download mais rápido e tudo mais).


Agradecimentos: Tecmundo, Torrentz.uk, legendasbrasil, kat.ph(kickasstorrents), IMDB.