26 de setembro de 2013

Metamorfose Ambulante



"Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia"

Podia ser o bom e velho Raul, mas na verdade é Heráclito de Éfeso, um filósofo grego do período Pré-Socrático


E você quer saber o que Raul e Heráclito tinham em comum, além da barba?


Se você conhece Raul Seixas, provavelmente deve ter escutado a música Metamorfose Ambulante. Sim me comunicarei a partir de falácias. Para os mais desavisados, aqui está a música: 



A música que Raul tocou dita as antigas idéias de Heráclito: O eterno devir. 

Segundo o filósofo um homem nunca entra no mesmo rio duas vezes, pois as águas mudam constantemente e assim seria o universo, regido por um fluxo invisível que gera o Caos e a Ordem. O paradoxo, também contido na letra do músico:

"Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor"


O indivíduo da música acordou para essa condição de que tudo na vida flui, querendo ou não, temos que aceitar essas sábias palavras. Nunca uma condição se tornará permanente, seus problemas um dia passarão e infelizmente (ou não) novos chegarão.

O sujeito prefere seguir pelo fluxo da inconstância da vida, se renovando, sendo uma metamorfose ambulante, tornando-se muito mais adaptável as situações

"Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo"


Você prefere ser essa metamorfose ambulante, ou ter aquela velha opinião formada sobre tudo?