23 de setembro de 2013

Homem de Ferro lll

Image and video hosting by TinyPic


No filme The Avengers - Os Vingadores, o Cap. Steve Rogers lança um questionamento para Tony Stark, que resumidamente era:

- Tirando essa armadura, o que você é?

E com seu humor ácido ele responde:

Image and video hosting by TinyPic

A discussão se desenrola, mas esse questionamento fica e é explorado ao máximo no terceiro filme da saga.



Por que essa pergunta é sempre tão frequente?  Essa busca incessante pelo o que nós somos. Essa dúvida já passou pela cabeça de grandes pensadores, revivendo os clássicos como Sócrates.

Na Grécia antiga existia uma cidade chamada Delfos, e nela um oráculo que continha uma famosa inscrição:
 Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.
Dizia que Sócrates com todos seus questionamentos sobre política, sentimentos, religião foi considerado o homem mais sábio de toda Grécia, e tal oráculo confirmou esta afirmação.

Sócrates foi o homem mais sábio da Grécia. Ele conhecia quem ele era. Apesar de todas suas indagações, e é justamente o questionamento entre quem sou eu sem meu gadget gigante que eu uso para ser herói, apimentado pelo velho dilema dos heróis de Stan Lee "Como protegerei quem eu amo" que permeiam o terceiro filme.

Não estou aqui para levantar questionamentos se o filme foi fiel aos quadrinhos, se a física quântica do diagrama usado por Tony Stark era possível, se o moleque na garagem poderia recarregar a bateria de uma armadura etc e tal. Mas sim para discutir o ponto filosófico do filme.

Diferente do outros filmes onde tudo é resolvido quando a armadura se encaixa no corpo e o show de explosões começa, nesse Tony se vira muito mais com as "próprias mãos e cabeça" , podemos comparar com esta frase de Na natureza selvagem, romance escrito por Jon Krakauer:

Os únicos presentes que o oceano te oferece são golpes duros e as vezes a chance de se sentir forte. Eu não sei muito sobre o oceano, mas eu sei como é a vida por aqui. E também sei que o importante na vida não é necessariamente ser forte, mas sentir-se forte. Para medir-se pelo menos uma vez. Para encontrar-se pelo menos uma vez na mais antiga das condições humanas. Enfrentando as adversidades sem nada para ajudá-lo, a não ser as próprias mãos e mente. 

O filme mostrou que sentir-se forte e enfrentar a mais antiga das condições humanas  é necessário, mesmo você sendo um bilionário com um traje de batalha pessoal. E Tony Stark o fez, enfrentando a maioria dos desafios contando com nada mais que sua própria astúcia e capacidade física.




Como Sócrates foi considerado o homem mais sábio da Grécia, Tony Stark no termino do filme tornou-se verdadeiramente um homem  de ferro, resolvendo o dilema de conhecer a sí próprio, pois mesmo com todo o apoio tecnológico, ele não teria salvado o dia se ficasse preso na zona de conforto, apenas convocando a armadura. 

Image and video hosting by TinyPic


E você, quando sairá da zona de conforto e se tornará uma pessoa de ferro?