20 de dezembro de 2012

O abismo (Travis Bickle x Rorschach)



“Quem luta com monstros deve velar para que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.”—Nietzsche

As ruas imundas de Nova York foram palco para diversos personagens, no cinema em 1976, De Niro encarna Travis Bickle em Taxi Driver, um homem de 26 anos que debaixo da pose de bom rapaz esconde uma panela de pressão recheada de frustrações e outros desejos, entretanto sem válvula de escape. Nos quadrinhos em 1986, Alan Moore com sua caneta afiada dá a vida a um dos mais profundos e memoráveis personagens: Rorschach, o anti-heroi que insiste em lutar mesmo diante do fim do mundo. 


Você tem a mínima ideia de qual é a semelhança entre as manchas de Rorschach e a sujeira do táxi de Travis?

"O mundo desgovernado não é moldado por forças metafísicas. Não é Deus que mata as crianças, não é o acaso que as trucida, nem é o destino que as dá de comer aos cães. Somos nós. Só nós."               — Rorschach 

No contexto geral, ambos os personagens viveram na tensão da guerra fria, sendo que Rorschach foi muito mais afetado pelo drama do fim do mundo do que Travis, Taxi Driver não aborda o dilema da época, entretanto as duas obras martelam e denunciam que existe algo de errado com o sonho americano. O último foi o veneno do taxista que por não participar do mesmo é jogado ao submundo por vontade própria e aos poucos vai ficando cansado de rodar as ruas de Manhattan fingindo estar tudo bem. Tanto a tensão de o mundo acabar em poeira tóxica e radioativa quanto a ilusão que o americano criou da utopia de vida perfeita foram fatores cruciais da interferência das políticas do mundo que afetam os indivíduos. 

“Todos os animais saem à noite - putas, rainhas, fadas, drogados, viciados, doentes. Um dia uma grandiosa chuva virá e lavará toda esta imundice fora das ruas” (Adaptado Travis Bickle)

"A cidade tem medo de mim. Eu vi sua verdadeira face. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue e, quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundice de todo sexo e matanças vai espumar até a cintura e as putas e os políticos vão olhar para cima gritando 'salve-nos'...E eu vou olhar para baixo e dizer 'não'. Eles tiveram escolha, todos. Podiam ter seguido os passos de homens honrados como meu pai ou o presidente Truman." (Adaptado Rorschach) 

Muito além de uma simples metalinguagem, os dois indivíduos sentiram o peso da realidade ainda jovens, dilemas com família e sonhos foram pontos que moldaram a personalidade de ambos. Travis por sua vez é muito mais inocente do que o vigilante, de tão imerso em sua ilusão e psicologicamente abalado pela realidade, parece não ter plena consciência de que sua vida está com problemas, adotando uma postura de ignorar tais fatos. Já o heroi, apesar de ter sido diretamente afetado pelos fatores internos e externos não adota tal postura inocente perante a existência, com a síndrome do detetive Rorschach acredita que nada é uma simples coincidência, o que subliminarmente coloca seus sentimentos em uma gaiola banhada em nitrogênio. 

Como diria Nietzche: "As convicções são cárceres" , no desenrolar da trama de cada um dos personagens ambos sofrem quebras de paradigmas; Travis se desfaz da ilusão quando após uma desilusão amorosa encontra uma prostituta jovem por quem fica obcecado em salvar. Talvez o personagem projete um desejo de salvação própria ao tentar salvar a vida da garota , para isso busca o auto aperfeiçoamento tentando sair da zona de conforto à qual se estagnou. Rorschach possui uma mistura de patriotismo saudosista com doses por salvação, o seu rompimento de justiça ideal surgiu ao se deparar com o caso do sequestro de uma garota que é morta de forma sádica, tal fato destruiu a postura do vigilante de não fazer justiça com as próprias mãos. Ambos os personagens começam a bater de frente com um sistema muito maior que envolve política e utopia, e o fim filosófico de cada um está diretamente ligado com a fé na postura que passaram a adotar, o compromisso com o ideal que acreditavam lutar. 

A comparação não é para exemplificar qual é o melhor ou pior personagem, ambos em níveis complexos psicologicamente desenvolveram bem o papel em cada trama. Existe muita metalinguagem entre os dois e quem viu o filme Taxi Driver e é fã de Watchmen sabe o que eu quero mostrar, não que estejam diretamente ligados. O exemplo de Rorschach e Travis deve ser relembrado mesmo sendo personagens de ficção, no aspecto positivo podemos ressaltar a ânsia pela verdade e por uma realidade melhor, eles lembraram o que muita gente esquece: Um mundo melhor começa por nós.

Pra você que leu até aqui e não é um puta preguiçoso se quiser me contestar ou adicionar alguma informação os comentários estão abertos.





Aposto que você não sabia:

"Quem é que andava pelas ruas da Nova York da década de 1970, aterrorizado com o pior do mundo de crime e devassidão da cidade, e buscava uma forma de consertar tudo? Travis Bickle, o personagem imortalizado por Robert DeNiro em Taxi Driver. Mas também Rorschach, o vigilante de Watchmen.


Os dois encontraram-se em Before Watchmen: Rorschach #3, lançada esta semana pela DC Comics. A premissa da minissérie, de Brian Azzarello e Lee Bermejo, é justamente mostrar Rorschach no mundo sujo e violento da Nova York setentista. Não há referência melhor do que Bickle.

A conversa resume-se a três páginas, depois que Rorschach se dá mal numa missão e entra no primeiro táxi que encontra. A estrela da HQ na verdade só resmunga. Quem fala mesmo é Bickle, que se diz contra a lei anti-vigilantes e está à disposição dos heróis: "Eu tiro você daqui, não se preocupe. Ainda existe gente boa no mundo." O nome do taxista não é mencionado, mas os desenhos de Bermejo não deixam dúvida."

Fonte: http://omelete.uol.com.br/watchmen-2/quadrinhos/taxi-driver-travis-bickle-faz-participacao-especial-em-watchmen/